Promoção imperdível FRETE GRÁTIS nas compras acima de R$150,00

Grumpy staying: ficando, mas de mau humor

by Lu Magalhães, Presidente da Primavera Editorial, investidora-anjo e sócia no #coisadelivreiro e no PublishNews

Grumpy staying: ficando,  mas de mau humor

Nos últimos anos, parece que os desafios enfrentados pelos gestores de talentos têm aumentado. Da “grande renúncia” ao quiet quitting – fenômeno caracterizado pelo pedido de demissão de trabalhadores qualificados e a defesa de limites entre trabalho e vida pessoal, respectivamente –, esses movimentos foram mostrando as novas facetas da relação das pessoas com o ambiente corporativo. Em um processo de constante transformação, surge uma nova forma de encarar o trabalho: grumpy staying, em livre tradução, algo como “ficando, mas de mau humor”.

Essa expressão resume um movimento, que surgiu nos Estados Unidos, no qual profissionais descontentes com as suas funções permanecem em seus empregos, embora estejam bastante contrariados. De acordo com pesquisa da Robert Half, há fortes indícios de que o fenômeno já tenha chegado ao Brasil: 91% dos entrevistados afirmaram já ter permanecido em empregos, mesmo que insatisfeitos.

Entre os motivos para a estagnação profissional, a pesquisa aponta a falta de oportunidades, incerteza nos rumos do mercado, o medo de mudanças e o valor dado à estabilidade no emprego. O que alguns podem classificar como maturidade perante uma realidade de escassez de postos de trabalho ou conformismo, na visão dos especialistas é um sinal de alerta, porque traz riscos de desgaste psicológico do colaborador. É nesse contexto da análise – a dimensão da saúde mental – que, como sociedade, temos que estar atentos. Para refletir sobre a temática e encontrar caminhos possíveis, recomendo a leitura do livro O trabalho protege – Transformando empresas com uma cultura de saúde mental, publicado pela Jungle, empresa que integra o ecossistema Great People & Great Place to Work.

A obra é uma coletânea “obrigatória” para todas as pessoas interessadas no bem-estar no ambiente corporativo. Compilado por profissionais do campo da saúde mental nas empresas brasileiras, o livro oferece insights, estratégias e soluções inovadoras para criar locais de trabalho mais saudáveis e produtivos. O bacana é que cada recomendação é baseada em casos reais de empresas renomadas, ou seja, é um manual para a implementação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

Cadastre-se e receba nossas novidades